Data
22 de março de 2018

S.O.S CHEQUE

Associação Comercial e Industrial de Monte Alto – fornece as seguintes orientações para os empresários que recebem cheques como forma de pagamento:

  • Observe se o cheque é personalizado, ou seja, se possui nome e número da conta impressos.
    Se esses dados estiverem datilografados, trata-se de um cheque provisório e o cuidado deve
    ser ainda maior;
  • Verifique se não há rasuras na numeração do cheque e da conta bancária (a tonalidade da
    tinta deverá ser sempre a mesma). Compare se os dados impressos em código de barras
    localizados no rodapé de cada cheque conferem com os dados impressos na 1ª linha na parte
    superior do cheque;
  • Em caso de cheque especial, solicite o cartão do banco e verifique a data de validade;
  • Solicite a apresentação do RG e, se necessário, do cartão do CPF;
  • Examine a carteira de identidade para se prevenir de falsificações. Os documentos emitidos
    por órgãos de segurança pública são nítidos na impressão, sem borrões ou falhas de tinta;
  • A data de emissão da identidade deve ser coerente com a data de nascimento e a atualidade
    da foto do portador;
  • Aceite somente cheque preenchido e assinado no ato do pagamento. Evite receber cheque
    de terceiros;
  • Confira o preenchimento, observando o valor escrito por extenso e o valor em cifras. A data deverá ser bem legível e sem emendas;
  • Confira sempre a assinatura e compare o número do RG com o anotado no verso do cheque;
  • Se houver dúvida quanto à assinatura, solicite o endosso do cheque, para evitar a devolução por divergência;
  • Não aceite cheques com rasuras;
  • Não aceite cheques amarelados ou amassados, pois podem ser de contas inativas;
  • Independente do valor da compra, faça o cadastro do emitente do cheque com todos os
    dados pessoais (e se for casado, também do cônjuge), incluindo nome, endereço do local de
    trabalho e estabelecimentos em que compra ou comprou, tanto à vista quanto a prazo.
    Confira, no ato, se as informações são verídicas;
  • Observe se o consumidor anota o valor da compra no canhoto do cheque. Essa preocupação
    demonstra controle sobre o saldo da conta corrente;
  • Havendo maiores dúvidas, ou no caso de valores altos, a entrega da mercadoria deverá ficar
    condicionada à compensação do cheque;

Para evitar aborrecimentos, coloque um cartaz em local visível na loja (preferencialmente
próximo ao caixa), informando que só serão aceitos cheques com a apresentação de
documentos e sob consulta prévia. Por exemplo:

PAGAMENTO COM CHEQUE:
Somente sob consulta
Com cadastro pré-aprovado

· Não aceitamos cheques de terceiros (Pessoa Física e Jurídica)

· Cheques, somente no valor da compra.

Ao fazer o cadastro, além da  Boa Vista SCPC, que é fundamental, peça ao cliente para
indicar algumas lojas em que efetua compras e ligue para confirmar e analisar o
comprometimento financeiro.
É importante destacar que esses procedimentos servem como cautela e não devem causar
constrangimento ao consumidor. Para finalizar, procure não deixar cheques ao portador no
caixa, porque em caso de roubo, eles podem ser sacados por qualquer pessoa.